28
ago

Uma boa noite de sono tem tudo a ver com decoração e sensações

Quando se fala em dormir bem, logo pensamos em hábitos e na rotina que nos fariam recuperar as energias durante o sono, porém, é comum esquecermos de que o ambiente do quarto é fundamental para uma noite tranquila.

O ambiente, diferente do que muitos possam considerar, pode ser a chave para uma noite de sono revigorante. Com isso, queremos dizer que desde a escolha dos móveis à decoração e iluminação, são fatores determinantes para tornar o ambiente aconchegante.

Confira algumas dicas:

1 – Não coloque aparelhos eletrônicos no quarto

A luz azul transmitida pelo televisor e até mesmo por celulares e similares (notebooks, tablets)  são capazes de interferir na produção de melatonina, hormônio que possui como uma de suas funções básicas induzir o corpo humano ao sono. Ou seja, mantenha a ideia de que o quarto foi feito para dormir.

2 – Que tal utilizar fragrâncias suaves em seu quarto?

Velas aromáticas ou purificadores de ar que possuem a função de escolher o aroma, podem ser utilizados no quarto, desde que com muita segurança (no caso das velas principalmente) e com a escolha adequada dos aromas. 

O leve e sutil perfume de lavanda e a alfazema, por exemplo, são conhecidos por desencadear a sensação de relaxamento no corpo. Além de deixar “no ar”, esses aromas podem ser também levemente borrifados nas roupas de cama, quando estiverem em forma de “água de cheiro”, por exemplo.

3- Escolha os móveis ideais

O quarto não pode ser confundido com um local em que todos os tipos de móveis são aceitos. Isso porque alguns itens podem contribuir para a realização de atividades que necessitam de muita energia em um cômodo que precisa ser adequado ao relaxamento total do corpo.

Incluir aparelhos para exercícios, por exemplo, como mobiliário do quarto, ou até mesmo mesas com computador para trabalhar nesse mesmo ambiente, são decisões inadequadas que podem prejudicar o processo do sono.

Já uma cômoda, ou o popularmente conhecido, “criado-mudo” e o guarda roupas não causam impactos negativos para o sono por não remeterem à atividades enérgicas.

4 – Cores e Decoração

A escolha das cores tanto das paredes quanto dos objetos que decoram o quarto também são importantes. Por exemplo, as cores quentes, como vermelho, são famosas por contribuírem com a concentração, dentre outras aplicabilidades. Jás as cores mais frias como o azul (desde que não muito intenso), lilás, cinza, bem como tons de marrons e o próprio branco podem contribuir com uma boa noite de sono. Isso porque essas cores podem trazer sensações reconfortantes, que contribuem para tornar o quarto o local mais aconchegante da casa, do jeito que o seu sono precisa!

Um arquiteto ou um designer de interiores pode auxiliar no projeto de  transformar o quarto em um local aconchegante sem deixar de ter o seu estilo e o da sua casa. Ou seja, você não precisa abrir mão de suas preferências para que tenha um quarto que contribua com uma noite de sono revigorante. Converse com um especialista e adapte suas preferências!