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Você conhece todas as fases do sono?

Conheça as fases do sono e o que acontece com o seu corpo em cada uma delas!

1 – Fase

Esse é o momento do início do sono, em que ainda é fácil acordar devido às interferências externas, como barulhos que possam incomodar. Essa fase tem a duração aproximada de 10 minutos e a respiração se torna mais lenta. É importante aproveitar essa primeira fase para mergulhar em um sono cada vez mais profundo, em que o corpo e a mente realmente possam descansar.

Para isso, relaxar e aliviar o estresse são fundamentais. Meditação, sons relaxantes e aromas contribuem positivamente para iniciar o processo do sono. Deixar o ambiente com um leve aroma de lavanda é uma das dicas para espantar a insônia.

2 – Fase

A segunda fase do sono é o momento em que a pessoa começa a sonhar e é extremamente importante, já que corresponde a até 45% da noite . A temperatura do corpo fica mais baixa, existe um relaxamento muscular e os batimentos cardíacos também se tornam mais lentos.


3 – Fase

A fase 3 corresponde a cerca de 25% do período do sono e, nela, tanto o metabolismo quanto os batimentos cardíacos caem. Durante essas três primeiras fases ocorre a restauração do organismo, com a liberação de hormônios, como o do crescimento e o aumento da massa muscular.

4 – Fase

A fase 4 é conhecida como fase REM, que significa Rapid Eye Movement e se trata do estágio em que o sono é o mais profundo e representa cerca de 20% de todo o período em que a pessoa está dormindo. Nessa fase, os sonhos são mais reais, ocorrendo até a liberação de adrenalina, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Na fase REM, tanto as memórias quanto o que se foi aprendido, são consolidados pela mente.